Cinco cães da raça pit bull usados em rinhas de cães foram resgatados em um canil clandestino interditado pela Polícia Civil nesta terça-feira (17), no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A interdição foi um desdobramento da operação que resgatou 19 cachorros e prendeu 41 pessoas em uma rinha em Mairiporã/SP no sábado (14).

Uma mulher presa da operação é a dona da casa onde ficava o canil. Segundo a polícia, a descoberta desse local há cerca de 2 meses deu início às investigações da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba, com apoio da polícia paulista.

O delegado Matheus Laiola afirmou que a Justiça concedeu liberdade à mulher mediante pagamento de fiança. Segundo ele, um médico veterinário voluntário de uma ONG  foi ao local com a polícia e constatou que os cinco animais possuem marcas de brigas. Um dos 19 cães encontrados em São Paulo tinha vindo desse canil.

A polícia informou também que animais desse local foram levados para rinhas na República Dominicana. Nesta terça, de acordo com a polícia, os cães estavam sem água, sem ração e amarrados em correntes curtas.

Os cães foram levados para atendimento veterinário e serão castrados. Depois, a ONG avaliará se eles poderão ou não ser adotados.

Fonte: G1 Paraná

Responder